Neemias: um estrategista de valor
- Nivaldo Ximenes
- 29 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
“Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles, e os matemos; assim faremos cessar a obra. E sucedeu que, vindo os judeus que habitavam entre eles, dez vezes nos disseram: De todos os lugares, tornarão contra nós. Então pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus ao povo pelas suas famílias com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus arcos. E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vos essas mulheres e vossas casas.”

A história do povo de Deus no tempo de Neemias nos trazem preciosas lições de como vencer crises e grandes ensinos sobre liderança, união, estratégias, amar o próximo e sobre tudo alcançar objetivos claros. No capítulo 4, em especial, podemos aprender como foi importante uma tomada de decisão estratégica para proteção dos homens e suas famílias. A estratégia dos inimigos para destruir o povo foi sutil: Infiltrar-se no meio deles e mata-los. Mas o Senhor fazia com que seus segredos fossem revelados (Ne 4.12). Embora estivesse na direção de Deus, Neemias sabiamente traçou um poderoso plano estratégico de defesa: além de continuar a obra, além de orar, colocou guardas de vigilância armados detrás do muro e nos altos.
Aproveitemos esta rica oportunidade para fazer o mesmo. O inimigo de nossas almas tem traçado estratégias que seduzem a cada membro de uma família e de qualquer idade. A sua tríplice missão ainda é a mesma: roubar, matar e destruir (Jo 10.10).
Ele tem conseguido êxito em seus projetos. Famílias estão com os muros de proteção trincados e destruídos. O inimigo se infiltrou no meio delas e está fazendo um grande estrago.
É necessário reconstruir o muro de proteção na Rocha, que é o Senhor Jesus (Mt 7. 24 – 27). Restaurar nossos relacionamentos e trazer a memoria aquilo que nos dá vida e proteção: A presença do Senhor em nosso lar!
É necessário colocar guardas vigilantes atrás do muro e nos altos. Isso nos ensina que é preciso cuidar do nosso homem interior e ter uma visão estratégica e preventiva do que está entrando em nosso lar.
Com o advento da pós-modernidade, a sociedade tem entrado em crise. Embora muitos afirmem que é um tempo em que o homem está conhecendo a si próprio e alcançando limites insuperáveis na ciência e tecnologia, os consultórios de psicologia e psiquiatria estão lotados de pessoas querendo respostas para os dilemas de suas almas.
Os tempos atuais são difíceis para a família cristã. [...]. A vida moderna é moldada, em geral, pelos valores anticristãos, antideus, e que rejeita a autoridade da palavra revelada como sendo verdadeira. O que é valorizado, hoje, é pela palavra do homem. Os verdadeiros e maiores professores das crianças e dos adolescentes, não são os docentes, nas escolas; não são os professores, nas faculdades, para os jovens; os maiores mestres para os filhos, atualmente, são os atores de novelas, na televisão. (Renovato, 2007, pg.27)
Em Cristo
Pr. Nivaldo Ximenes
Comments