top of page

Casamento: uma aliança para toda a vida!



“Não existe casamento tão ruim que não possa ser consertado, Não existe casamento tão bom que não possa ser melhorado.”[1]


A história bíblica do primeiro casamento é cheia de emoções. Inicia-se num jardim lindo e maravilhoso e termina de forma trágica e conturbada. A cerimônia foi realizada pelo Criador e idealizador da família. A alegria tomou conta do homem que inspirado declamou uma linda frade de amor à sua companheira: Gênesis 2.23 "E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada."

Em razão de o pecado ter entrado no mundo, as relações humanas, conjugais, familiares e do homem com o Criador, foram fortemente abaladas. A dor, decepção, a separação, a morte, frieza, sarcasmo, infidelidade, falsidade e mentiras entraram no coração do homem.

Assim, muitos casais começam sua vida num jardim do Edem fazendo juras de amor e fidelidade e terminam na tragédia do divorcio. Não sabem ou não se preparam paras as fases do casamento e não se ajustam conjugalmente. Não se preparam para lidar com as tormentas que chegam oriundas da falta de conhecimento que gera amor e compromisso.

O significado de Aliança

Aliança se diferencia de contrato. O contrato tem obrigações das partes que deverão ser cumpridas por ambas. Porem se qualquer uma das partes não cumprir suas obrigações, a parte ofendida ganha o direito de romper o contrato. A aliança não tem esta prerrogativa. Se uma das partes não cumprir a outra fica firme, pois fez votos que não podem ser revogados. São obrigações serias e com conseqüências eternas. Ela deve ser honrada.

Veja as exortações bíblicas quanto a esta aliança:

· Pv. 2.16-17: "para te livrar da mulher adúltera, da estrangeira, que lisonjeia com palavras, a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus;"

· Ml 2.14 "E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança."

· Lc 16.18 "Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério."

Sempre o Senhor ilustrou seu amor e fidelidade para com seu povo Israel e sua noiva a igreja do Cordeiro, com o casamento:

· Ez 16.8 "Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o SENHOR Deus; e passaste a ser minha."

· Is 54.10 "Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o SENHOR, que se compadece de ti."

· Ef. 5.25 "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,"

O casamento é santo. Logo a aliança é santa, pois foi o Senhor que criou e Ele é Santo. Uma vez que Deus leva o casamento tão a serio, aqueles que o seguem não têm outra escolha senão fazer o mesmo. Uma aliança deve ser sempre honrada.[2]

Vejamos algumas características de aliança no casamento.

  1. · votos

  2. · Vida compartilhada;

  3. · Compromisso;

  4. · Prioridade;

  5. · Lealdade;

  6. · Companheirismo.

Como viver esta aliança de modo construtivo?


1. Elimine as raposinhas do casamento - "Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor." (Cantares 2:15)

o Dr. James Dobson [3]alerta sobre alguns males que podem destruir seu casamento:


a. Excesso de compromisso e exaustão física – trabalho, faculdade, ter filho, construção, etc, ao mesmo tempo pode roubar o tempo necessário para o ajustamento conjugal. Quase sempre leva um dos cônjuges à solidão. É necessário dedicar algum tempo ao outro.

i. Cantares de Salomão 6:3 "Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele pastoreia entre os lírios.

b. Má administração dos recursos financeiros – Use a inteligência financeira: não gastar mais do que você ganha.

i. Lucas 14:28 "Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?"

c. Sucesso financeiro – cuidado na administração nos tempos bons

i. Provérbios 30:8 "afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário;

ii. 1 Timóteo 6:9-10 "Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores."

d. Egoísmo– Existem no mundo dois tipos de pessoas: as que dão e as que recebem. Se os dois cônjuges só sabem receber e não sabem doar trarão desgaste instantâneos para o matrimonio.

i. Atos 20:35 "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber."

e. Expectativas irreais sobre o casamento – nem tudo é mar de rosas. Se alinhe com a realidade.

f. Invasores que destroem a privacidade do casal – Um se chama ciúme e o outro auto estima inadequada.

g. Alcoolismo e drogas .

h. Pornografias, jogos de azar, games, internet e outros vícios – o ser humano tem a tendência de se viciar em comportamentos destrutivos, principalmente na juventude.

i. Salmos 101:3 "Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará."

ii. Mateus 6:22-23 - "São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!"

i. Frustração sexual, solidão e infidelidade conjugal – é uma combinação fatal. Não se pode basear o relacionamento nas peripécias de Hollywood.


2. Procure tirar lições mutuas de cada fase do casamento. O casamento passa por fases. São fases que podem deixar marcas profundas positivas e negativas. Valter e Cida [4]abordam estas fases de uma forma simples, porém muito clara:

a. Fase do encantamento - É quando o romantismo esta à flor da pele. A admiração é muito grande (o máximo), a sensação dos recém casados é uma delícia.

b. Fase das revelações ou do conhecimento: Com o passar do tempo vai se descobrindo virtudes e defeitos, gostos e preferências, aptidões e temperamentos.

c. Fase da decepção ou arrependimento: Quando aparecem as frustrações, ofensas, implicâncias, impaciências, cobranças e decepções.

d. Fase da aceitação e da maturidade: Quando os cônjuges têm consciência da realidade e mais compreensão das necessidades mútuas, sentem-se mais preparados para encorajar um ao outro, confortar e serem gratos.

Qual fase de seu casamento você está? Se na fase do encantamento saiba que ela passa. Se na está na fase das revelações saiba que esta é sua herança familiar e vai requerer de vocês muito trabalho, paciência, aceitação e investimento. Se você está na fase da amargura, saiba que há esperança para seu casamento, saiba que você pode dar uma guinada rumo a felicidade aproveitando esta fase para amadurecimento investindo na relação, na intimidade, no compromisso e em uma vida espiritual abundante!


3. Faça investimento no casamento nas áreas a seguir:

a. Intimidade– Implica em atividades que promovem um senso de unidade ou laços

b. Compromisso– Adão Carlos Nascimento, em seu livro “Oficina de Casamento”, nos dá uma visão exata sobre o compromisso:

A base sobre a qual deve ser edificado o matrimônio é o compromisso. O amor é muito importante, mas ele também só subsistirá se estiver edificado sobre o compromisso.

O compromisso assumido diante do altar deve ser levado até as últimas consequências. Pois com Deus não se brinca. É melhor não assumir compromisso, do que, assumindo-o, não o cumprir. "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem"(Mateus 19.6).

c. Vida espiritual abundante - O casal precisa decidir servir ao Senhor de coração. Em Deuteronômio no capítulo 6, o Senhor usa Moisés para exortar as famílias ensinando que antes de qualquer coisa desejada, os cônjuges devem buscar a ter um relacionamento estreito com Deus. A partir desta experiência e aplicação pessoal, os cônjuges conseguem entender o quanto foram aceitos, o quanto são perdoados e o quanto são amados. Fica mais fácil superar a dor, a decepção e a falta de esperança. Com certeza este será o legado que os pais deixarão para os filhos: é possível amar e ser amado sujeitando-se ao grande amor de Deus. Assim, busque se envolver em projetos espirituais na igreja, faça do seu lar uma capela de oração e louvor.


Comece restaurando a altar da adoração em seu casamento! Cristo é a resposta! Ele está com você desde o dia em que vocês, com alegria e profundo amor, recitaram seus votos conjugais!


Conclusão

Nivaldo Ximenes Filho aborda pelo menos três características devem ser colocadas em evidência no casamento para que tenha sucesso[5]. Dentre estas características destacam-se:

· Doação – Jesus ensinou que é dando que se recebe (Lc 6.38);

· Compromisso como valor central. Os cônjuges devem estar determinados a ficarem juntos em quanto viverem (Rm 7.2-3);

Assim não são mais dois, mas uma só carne. Assim o que Deus ajuntou não separe o homem” (Mt 19.6).

· O perdão como base de apoio emocional e espiritual (Mt 6.14).

Tornem-se os cônjuges que Deus quer que sejam e invistam em projetos espirituais. Termino com o texto do apóstolo Paulo em I Coríntios 13.4-8:

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (Bíblia Almeida Corrigida Revisada e Fiel).





Pr. Nivaldo Ximenes











Bibliografia

  1. [1]Oficina de Casamento – Adão C. Nascimento, 2002, pg. 02. Editora Apoio Pastoral, São Paulo. [2] Bíblia Devocional do Casal – Comentário Gary Chapman pg. 1065, Editora Mundo Cristã . 2013, São Paulo [3] Um Amor para toda a vida – James Dobson , pg, 115-119, 2002, Belo horizonte Mg,Editora Atos [4] A Linguagem do Amor - Valter e Cida, 2009, pg. 9, Produção Independente. [5]Fundamentos para um Casamento Feliz – Nivaldo Ximenes Filho, 2014, Produção Independente, Jundiai SP

 
 
 

Comments


Formulário de Assinatura

©2019 por Família com Cristo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page